O Departamento de Inspeção Sanitária do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) realizou, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a 1ª Oficina Presencial do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM) 2022/2023. A atividade ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro na sala de eventos do Hotel Valler, em Lajeado.
A 1º Oficina Presencial do Projeto ConSIM teve como abordagem principal a “Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios”, tema que foi abordado pela auditora fiscal federal agropecuária Beatris Sonntag Kuchenbecker e pela médica-veterinária coordenadora do programa Suasa do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (CIM-Amavi), Janaína Dirksen.
A temática principal foi a sensibilização dos gestores municipais acerca do Projeto ConSIM e adesão dos Serviços de Inspeção Municipal ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) através de consórcios. Foram apresentados vários exemplos de sucesso de adesão a equivalência Sisbi-POA em diversos consórcios e municípios do Brasil que, por meio da versão do Projeto ConSIM Piloto, se adequaram e hoje podem comercializar seus produtos em todo território nacional.
Em um segundo momento, a médica-veterinária Letícia Vieira, consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que será a responsável pela orientação e acompanhamento dos estabelecimentos indicados a receberem a consultoria, palestrou sobre a elaboração e implantação dos Programas de Autocontrole. O objetivo principal é garantir a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal comercializados, assunto que pôde ser debatido entre os médicos-veterinários do Sistema de Inspeção Municipal, os responsáveis técnicos e os proprietários dos estabelecimentos que se fizeram presente no evento.
A equipe do Mapa, também composta pelo agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Mateus Silva de Lima, ainda se deslocou até os municípios de Doutor Ricardo e Marques de Souza para visitar os estabelecimentos indicados para receberem a consultoria, sendo eles: D’Vian Embutidos, em Doutor Ricardo; e as agroindústrias Miralac e Favo de Mel, em Marques de Souza.
O secretário-executivo do Consisa, Nilton Rolante, lembrou que a questão inspeção de produtos tem pautado o consórcio há algum tempo. “Hoje temos a oportunidade de começar a discussão e avançar na questão da inspeção. A vontade de ampliar estes mercados não está somente na mão do empreendedor, mas também da gestão local em apoiar e ser parceiro destas empresas”, frisou.
O presidente do Consisa e prefeito de Itapuca, Marcos José Scorsatto, destacou o crescimento do consórcio, ao agregar mais serviços, não se restringindo mais somente à saúde. “Dentre todas as abrangências do Consisa está a inspeção sanitária, que surgiu a partir da demanda e da dificuldade de muitos municípios nesta área. E agora estamos focados no projeto do Sisbi-POA. Isso se refletirá no desenvolvimento de toda a região”, pontuou.
O Consisa está entre os 28 consórcios públicos que chegaram à segunda fase do Projeto ConSIM, sendo selecionados e qualificados para receber orientação e capacitação para conseguir a adesão ao Sisbi-POA. O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.