17/05/2024

Atendimento de Emergência em Tempos de Crise: Equipes do SAMU do Vale do Taquari se Adaptam e Salvam Vidas

Em menos de um ano, enfrentamos duas grandes tragédias que nos forçaram a nos adaptar a uma nova realidade.

A importância da qualificação e do treinamento se mostrou crucial, especialmente ao lidar com o primeiro atendimento às vítimas dessas calamidades. A equipe do SAMU Vale do Taquari passou por mudanças significativas, incluindo realocações de base e ajustes de equipes extras para lidar com os desafios, como dificuldades de acesso devido a áreas isoladas. Apesar das adversidades, conseguimos atender todas as demandas graças aos protocolos do SAMU 192.

Em uma semana intensa foram prestadas assistências em várias cidades afetadas. Em Lajeado, foram 22 traumas, 33 casos clínicos, 5 remoções e ajuda a 55 vítimas diretas das enchentes, contando com o suporte de helicópteros de resgate. Em Encantado, realizaram-se 6 atendimentos traumáticos, 8 clínicos e 2 relacionados às enchentes. Em Estrela, foram 11 atendimentos clínicos, 3 traumáticos e 16 relacionados às enchentes. Já em Teutônia, foram 5 atendimentos clínicos e 1 de trauma, enquanto que em Arvorezinha, tratou-se 1 trauma e 7 casos clínicos.

Observamos um aumento significativo na demanda de atendimentos em comparação com o mês anterior, o que nos levou a montar equipes extras. Agradecemos à dedicação incansável de todas as equipes que não hesitam em ajudar o próximo, mesmo diante de desafios tão exaustivos.